Gestão em tempos de crise

Gestão em tempos de crise

Estratégia, liderança e pessoas

Geraldo Eustáquio Andrade Drumond*

 

*Economista, coach, consultor de empresas, e Diretor Executivo da Drumond Soluções Empresariais - www.drumondconsultoria.com.br geraldodrumond2010@hotmail.com

 

Em épocas de dificuldades de conjuntura econômica, de mercado, ou qualquer outra dificuldade relevante, como a que estamos vivenciando no momento, de retração da economia em função da pandemia mundial do corona vírus e da questão da redução do preço do petróleo, acredito que os empresários e gestores devam, ainda com maior foco e determinação, praticar quatro verbos: liderar, limpar, planejar e compartilhar.

 

Liderar participando ativamente da gestão da empresa ou organização, lado a lado com as equipes de trabalho, revelando preocupação com cada um da equipe, com inteligência emocional, com uma gestão humanizada, afinal todos num certo sentido, estão no barco da imprevisibilidade face ao tamanho do desafio. Neste sentido é importante ser humilde mais ao mesmo tempo praticar a resiliência, ou seja, nas pessoas, a resiliência representa a capacidade de se adaptar ou até mesmo evoluir após momentos de adversidade. Para a psicologia, ser resiliente é ter a capacidade de dar a volta por cima, lidando e superando adversidades e transformando experiências negativas em aprendizado.

Além disto, fazer uma leitura do contexto on line e utilizar , em caso de trabalho em home office, as ferramentas disponíveis de aplicativos de software para videoconferência, mantendo as equipes integradas e atentas aos acontecimentos, e tomando decisões de maneira intempestiva e ágil, para se adaptar e se antecipar às constantes mudanças de cenário.

Ah, e cuidar também de sua vida pessoal, afinal todos estamos no mesmo barco.

 

Limpar as memórias de dificuldades, atropelos, oportunidades não exploradas e se abrir para o novo, para o aqui e agora. O que tenho que abandonar, que não me serve mais, me atrapalha, e que insisto em manter? Que processos estão pesados, que recursos estou desperdiçando, que talentos não estou aproveitando e sempre se perguntar: o que isto agrega de valor para meu cliente?

E, por outro lado, o que está acontecendo, qual a realidade do mercado em que atuo, o que meus clientes e potenciais desejam, esperam, e partir para o atendimento destas necessidades com inspiração nova, com garra, com disposição.

 

Planejar estrategicamente a organização, redefinindo missão, visão, valores, revitalizando as estratégias, estabelecendo metas desafiadoras face à realidade do momento, de retração da economia, com indicadores claros de resultados, elaborar os planos de ação e fazer o acompanhamento constante e sistemático deste planejamento, revisando, adaptando, interagindo com os ambientes externo e interno à organização.

 

Compartilhar então estes desafios e metas com todos os seus públicos:

  • interno, seus funcionários, colaboradores, ou como queira chamar aquelas pessoas que vivem sua empresa diariamente e podem te auxiliar e muito no atingimento de objetivos, não só trabalhando mas sugerindo, se comprometendo, e para isto é importante que sejam pessoas capacitadas, motivadas e integradas;
  • externo, seus clientes, principalmente, que sendo envolvidos, vão se alinhar com você e serem beneficiados por um produto e ou serviço de melhor qualidade, de valores mais competitivos em função da maior produtividade que se constata quando você limpa, planeja e compartilha. Outros públicos externos também devem ser envolvidos, a exemplo de seus acionistas, fornecedores, e a comunidade em geral.

Pratique estes quatro verbos em sua organização, comece já, se é que já não o faz!

 

Abril/2020

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