Lider - ar é preciso!
Geraldo E A Drumond (*)
As organizações, quer sejam privadas, públicas ou do terceiro setor, não poderiam prescindir de líderes que tenham como missão, no tocante à gestão de seus recursos humanos, as tarefas de alinhar, engajar, desenvolver e gerir pessoas. Liderar é também sinônimo de orientar, conduzir, nortear.
E é com você, líder, em qualquer nível em sua organização, que quero compartilhar estas minhas reflexões.
Pergunto se temos a real dimensão da importância do que seja liderar, e, o mais importante, se temos consciência que é a partir do líder que tudo (ou praticamente tudo) acontece.
E, neste sentido, é a personalidade, a mentalidade, a atitude, o “astral” do líder que permeiam toda a organização, e que influenciam sobremaneira, todos os que ali convivem.
Ficam aqui estas perguntas para serem respondidas pelos líderes que nos leem:
- Me reúno ou converso com meus liderados e alinho os objetivos deles aos da organização? Conheço os objetivos deles e eles conhecem os objetivos da organização?
-Trabalho com eles o senso de pertencimento e os convenço que vale a pena investir em nosso time? Eles “vestem a camisa da empresa” e para isto, vestem antes suas próprias camisas?
- Conheço as forças e fraquezas de cada um dos meus liderados e potencializo suas qualidades e trato suas fraquezas?
- No dia a dia as pessoas conseguem ter o senso de propósito de nossa organização e saber/ praticar a missão, visão e objetivos estratégicos e como cada um pode contribuir para a geração de resultados?
- As pessoas são orientadas quando não sabem o que fazer e antes disto, têm espaço e autoridade para agir e dizer que estão com dúvidas, sem medo?
- As pessoas sentem e sabem que a função do líder é conduzi-los e se sentem à vontade para perguntar? Estou preparado para conduzi-los? Conduzo minha própria vida?
- Consigo deixar claro para as pessoas onde estamos, onde queremos estar, e o que fazer para chegar lá?
É pessoal, liderar não é fácil. Exige vontade, respeito, preparo, energia, consciência do que se é, do que se precisa ser, percepção do outro, de suas necessidades, de seus talentos, de conhecer o negócio, e de tantos outros atributos.
Quando não se tem tudo isto (e ninguém tem) recorre-se a investir em sua formação de líder e valoriza-se na equipe, no time, as habilidades de cada um.
Líder, gente, é que influencia dentro, o que se vive, o que se pensa, o que se aposta, o que se quer ser e, principalmente, o ar que se respira!
Líder - ar é preciso!!!
(*) Geraldo E A Drumond é consultor de organizações, com ênfase em liderança, estratégia e gestão de pessoas, com MBA em Administração Estratégica pela UNA, especialização pela FDC em Gestão de Executivos e Diretor da Drumond Soluções Empresariais.