Limpar, planejar e compartilhar! Publicado na Revista da ACI em Julho/2015

Limpar, planejar e compartilhar!

Geraldo Eustáquio Andrade Drumond*

 

*Economista, coach, consultor de empresas, ex presidente da ACI, da ADENOR, da Assedi e Diretor Executivo da Drumond Soluções Empresariais - www.drumondconsultoria.com.br geraldodrumond2010@hotmail.com

 

Em épocas de dificuldades de conjuntura econômica, de mercado, ou qualquer outra dificuldade relevante, acredito que os empresários e gestores devam, ainda com maior foco e determinação, praticar três verbos: limpar, planejar e compartilhar.

 

Limpar as memórias de dificuldades, atropelos, oportunidades não exploradas e se abrir para o novo, para o aqui e agora. O que tenho que abandonar, que não me serve mais, me atrapalha, e que insisto em manter? Que processos estão pesados, que recursos estou desperdiçando, que talentos não estou aproveitando e sempre se perguntar: o que isto agrega de valor para meu cliente?

E, por outro lado, o que está acontecendo, qual a realidade do mercado em que atuo, o que meus clientes e potenciais desejam, esperam, e partir para o atendimento destas necessidades com inspiração nova, com garra, com disposição.

 

Planejar estrategicamente a organização, redefinindo missão, visão, valores, revitalizando as estratégias, estabelecendo metas desafiadoras, com indicadores claros de resultados, elaborar os planos de ação e fazer o acompanhamento constante e sistemático deste planejamento, revisando, adaptando, interagindo com os ambientes externo e interno à organização. Quem somos, onde estamos, onde queremos chegar e como, quem e quando serão os responsáveis por isto?

 

 

Compartilhar então estes desafios e metas com todos os seus públicos:

 

  • interno, seus funcionários, colaboradores, ou como queira chamar aquelas pessoas que vivem sua empresa diariamente e podem te auxiliar e muito no atingimento de objetivos, não só trabalhando mas sugerindo, se comprometendo, e para isto é importante que sejam pessoas capacitadas, motivadas e integradas;
  • externo, seus clientes, principalmente, que sendo envolvidos, vão se alinhar com você e serem beneficiados por um produto e ou serviço de melhor qualidade, de valores mais competitivos em função da maior produtividade que se constata quando você limpa, planeja e compartilha.
  • Outros públicos externos também devem ser envolvidos, a exemplo de seus acionistas, fornecedores, e a comunidade em geral.

Pratique estes três verbos em sua organização, comece já, se é que já não o faz!

Voltar