Liderança, pessoas e resultados
Geraldo Eustáquio Andrade Drumond*
*Economista, coach, consultor de empresas, ex presidente da ACI, da ADENOR, da Assedi e Diretor Executivo da Drumond Soluções Empresariais
Perguntaram a um grupo de executivos reunidos em Porto Alegre: “O que tira seu sono”?”“ A falta das pessoas adequadas para ocupar os cargos em minha empresa”, responderam 70% dos executivos.
E o que significa pessoas adequadas?
Ser adequado significa ter três qualidades:
- Capacitação;
- Motivação;
- Integração.
Sem a capacitação, o profissional não sabe fazer o trabalho; sem a motivação, não quer fazer e não possui interesse; e sem integração, não consegue.
Este tema é muito importante, visto que a maior reclamação de empresários e gestores atualmente é a falta de profissionais capazes, engajados, comprometidos. Some-se a isto a chamada fuga de talentos, que leva profissionais a mudar de trabalho aproximadamente a cada dois anos.
O que fazer?
Primeiro e verdadeiramente, entender que seu funcionário é o principal cliente de sua empresa, pois não se dispensa um tratamento adequado e diferenciado a seu cliente externo se seu funcionário estiver insatisfeito, desmotivado, não integrado.
Segundo, empoderar, dar poder a seu funcionário, para que ele se sinta adequado, responsável e capaz de desempenhar suas funções a contento, com qualidade e agilidade. As novas gerações não se motivam apenas por fatores como renda; também levam em consideração as possibilidades de crescimento, desafios relevantes, autonomia e reconhecimento.
Terceiro, e não menos importante, compartilhar a missão, a visão de futuro, os objetivos estratégicos de sua empresa, para que ele “reme na mesma direção”, fazendo a empresa avançar com segurança e propriedade. Aqui é importante destacar que estratégia é para empresas de qualquer porte, não se limitando a grandes e médias organizações.
E para que tudo isto aconteça você deve ser um líder inspirador, capaz de despertar entusiasmo em seus funcionários, influenciar pessoas, para que elas se sintam dispostas e motivadas a agir, a sair da zona de conforto, a produzir com qualidade e profissionalismo.
A partir disto reforçamos a importância da liderança, das estratégias e planos e da gestão de pessoas em sua empresa: este tripé faz a diferença quando se quer sobreviver e crescer em mercados cada vez mais competitivos e exigentes.
E o que também é muito importante: isto tudo se aprende! Os resultados econômicos financeiros, de patrimônio humano, de participação na comunidade vem como conseqüência de um trabalho bem feito e como fruto de um esforço consciente e concentrado.