Estratégias e Planos para o sucesso

Geraldo Eustáquio Andrade Drumond (*)
 
(*) Consultor de empresas pela Drumond Soluções Empresariais, www.drumondconsultoria.com.br, em Gestão Estratégica e Gestão de Pessoas, e ex presidente da ACI, da ADENOR.
 
Outro critério de Excelência Empresarial que impacta sobremaneira as empresas e organizações é o de Estratégias e Planos. 
 
Faço referência aos critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade_ www.fnq.org.br, que nos apresenta o MEG - Modelo de Excelência na Gestão – e os oito critérios que devem ser trabalhados pelas empresas e organizações que buscam a excelência: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados.
 
Podemos definir estratégia como sendo o padrão ou plano que integra as principais metas, políticas e seqüência de ações de uma organização em um todo coerente, conforme James Brian Quinn e planejamento estratégico como um método para escolher e construir o futuro de uma empresa em um ambiente de crescente turbulência e competição.
 
O empresário deve então visualizar onde quer chegar e traçar os caminhos, as diretrizes, as metas para caminhar no cumprimento da  missão e da  visão de sua empresa e, também, principalmente, compartilhar esta visão com seus gestores, funcionários, para que eles possam ajudá-lo a atingir os objetivos empresariais.
 
O que chamo a atenção dos(as) empresários(as) é que não esperem ficarem críticas as dificuldades para realizar o seu planejamento, pois aí, vários fatores poderão contribuir para tornar a tarefa mais difícil, como endividamento acima da capacidade de pagamento da empresa, concorrência predatória desgaste da organização  e outros.
 
Ah, e uma observação importante: estratégia é para todos, ou seja, empresas de todos os portes devem desenvolver o seu pensamento estratégico e traçar os seus rumos.
 
O foco deve ser na direção do que existe de oportunidades para a empresa em seu segmento de atuação, como gerir e desenvolver os recursos humanos, os processos, para que a empresa esteja preparada para concorrer em mercados cada vez mais competitivos e onde se exige muita eficácia gerencial na obtenção de resultados, na inovação de produtos e serviços, na excelência da qualidade de atendimento a clientes, sem deixar de trabalhar, é claro, na minimização de ameaças do ambiente externo e fraquezas da organização, no âmbito interno.
 
E parafraseando o Mestre Peter Drucker, devemos nos lembrar:
 
⇨ “O sucesso passado não garante o sucesso futuro;
⇨ Mais do que nunca, ter uma visão voltada para o futuro é a diferença entre o sucesso e o fracasso;
⇨ Uma era de turbulência é também uma era de grandes oportunidades para aqueles que aceitarem, compreenderem e explorarem as novas realidades.”
 
Rumo ao sucesso com estratégias e planos bem  elaborados e efetivamente colocados em prática!
Voltar