Qual o maior desafio para a execução de uma estratégia de negócios? - artigo de autoria de Geraldo Drumond publicado na Revista EXAME jul/23

Qual é o maior desafio para a execução de uma estratégia de negócios?  
 
Em artigo, Geraldo Eustáquio Andrade Drumond, professor associado da Fundação Dom Cabral, destrincha os papeis da estratégia, do planejamento e do projeto no bom andamento de um negócio. Publicado na revista Exame de 1º de julho de 2023.
 
É importante ter clareza de que alguns dos critérios de Excelência Empresarial que impactam com muita relevância as empresas e organizações, são as Estratégias e Planos.  Algumas definições prévias podem nos ajudar a entender mais sobre isso.
 
Estratégia  
 
Como sendo o padrão ou plano que integra as principais metas, políticas e sequência de ações de uma organização em um todo coerente, conforme James Brian Quinn.
 
Planejamento estratégico
 
Como um método para escolher e construir o futuro de uma empresa em um ambiente de crescente turbulência e competição e ainda  
 
Projeto empresarial  
 
Como uma tecnologia de gestão que procura ordenar as ideias das pessoas da organização, de forma que se possa criar uma visão do caminho que se deve seguir, bem como os resultados que ser quer alcançar: objetivos, estratégias e resultados.
 
O que deve ter numa proposta de valor  
 
O empresário deve então construir o projeto de sua empresa, visualizar aonde quer chegar e traçar os caminhos, as diretrizes e as metas para caminhar no cumprimento do propósito e da visão de sua empresa e, também, principalmente, elaborar e compartilhar esta ideologia com seus gestores, colaboradores, para que eles possam ajudá-lo a atingir os objetivos.  
 
E uma observação importante: estratégia é para todos, ou seja, empresas de todos os portes devem desenvolver o seu pensamento estratégico e traçar os seus rumos.
 
Tem um papel essencial neste momento a proposta de valor que pode ser entendida como uma agregação ou conjunto de benefícios que uma empresa oferece aos seus clientes.  
 
Uma proposta de valor deve:  
 
 Atender à necessidade do cliente-alvo com um produto ou serviço.   Identificar qual segmento específico de clientes a empresa vai focar para crescer.   Identificar o que os clientes de seu segmento valorizam.   Diferenciar a empresa de seus concorrentes. Ser sustentável.  
 
Como conhecer bem os seus clientes?  E aí, uma pergunta: as empresas conhecem bem os seus clientes? É importante dizer e atentar para o fato de que a maioria das empresas não conhece a fundo seus
clientes, e acabam criando uma proposta de valor baseada no "eu acho que", e não no "eu sei que".  
 
Também é muito importante, na fase de elaboração do projeto empresarial, o propósito. Ele pode ser entendido como a definição da atuação da empresa no espaço escolhido, o que define sua razão de ser, para que ela serve, qual a justificativa de sua existência, e o posicionamento estratégico adotado, se de intimidade com o cliente, liderança em produtos ou excelência operacional.  
 
Assim temos:  
 
Propósito — qual problema resolvemos, porque existimos?  Proposta de valor — como resolvemos o problema;  Posicionamento estratégico — maneira de se destacar entre as concorrentes, criando vantagem competitiva;  Produto ou serviço — meio pelo qual resolvemos o problema e entregamos a proposta de valor.  
 
E agora fazendo referência ao título do artigo, elaborado o projeto empresarial, ideologia definida, linha de visão e marcos estratégicos estabelecidos, análise dos ambientes externo e interno, proposta de valor, objetivos estratégicos, com metas, indicadores, e iniciativas elaboradas, estamos prontos para a próxima e decisiva fase do projeto empresarial: a execução.  
 
Onde estão os desafios  
 
Constata-se aqui uma grande dificuldade de colocar em prática o planejado e convivemos, com vários exemplos, com um número expressivo de empresas com extrema dificuldade em “dar vida” ao projeto empresarial.   E, neste sentido, vários desafios devam ser superados, tais como:    Elaborar um belo projeto empresarial e não ter a energia, a competência gerencial, a organização e a alocação de recursos — humanos, financeiros e materiais — suficientes para sua execução;   Não dispensar o tempo necessário e nem estabelecer a execução do que foi proposto como prioritário, e estar constantemente postergando o cumprimento das ações propostas, relegando o projeto empresarial a um segundo plano;   Não estabelecer o acompanhamento regular e sistemático do que foi proposto e do que foi efetivamente executado, em termos dos objetivos estratégicos, seus indicadores e metas, reorientando ações e projetos;   Não avaliar adequadamente, com ferramentas apropriadas, as razões do não cumprimento das ações propostas, sem a adoção de providências para minimizar tais "atrasos";   Não atentar para outras razões de não executar o planejado: falta de compreensão dos objetivos do projeto empresarial e resistência à mudança; falta de integração entre as equipes, etc.  
 
Como uma das premissas dos cenários dos últimos anos é de "aperto" e de dificuldades de conjuntura econômica, de mercado, ou qualquer outra dificuldade relevante, acredito que os empresários e gestores devam, ainda com maior foco e determinação, praticar três verbos: expurgar, planejar e compartilhar.  Expurgar as memórias de dificuldades, atropelos, oportunidades não exploradas e se abrir para o novo, para o aqui e agora. O que tenho que abandonar, que não me serve mais, me atrapalha, e que insisto em manter?

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